EPR Litoral Pioneiro também realizará mudanças nas pistas da praça de pedágio de São José dos Pinhais para atender à demanda nos horários de pico durante o feriado.
O primeiro feriadão do segundo semestre de 2024 será comemorado no próximo final de semana – sábado (07/09 – Independência do Brasil) e domingo (08/09 – Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba). Desta forma, não há muito espaço para pontes. Contudo, a EPR Litoral Pioneiro espera um movimento acima do normal nas rodovias que ligam o Litoral do Paraná e o Norte Pioneiro. A estimativa é que o fluxo fique alto, acima de 2 mil carros por hora, no final da tarde e no início da noite de sexta-feira, assim como na manhã de sábado (07), principalmente na BR-277 em direção às praias.
Já no domingo, a movimentação será intensa a partir das 15h até às 21h, também na BR-277, quando serão registrados picos acima de 2 mil veículos por hora no sentido Curitiba. Este período deve ser evitado para garantir uma viagem mais tranquila. Segundo a EPR Litoral Pioneiro, essa estimativa leva em consideração dois fatores: o primeiro é que muitos trabalhadores estarão de folga no sábado por ser feriado nacional, e o segundo é que a previsão do tempo aponta para um fim de semana de calor em todo o Estado, o que deve atrair mais movimentação para as estradas.
“Para atender à demanda, estamos reforçando nossas equipes operacionais. Veículos como guinchos, ambulâncias e rotas de inspeção, estarão disponíveis para o atendimento nesses dias, bem como profissionais extras na praça de pedágio de São José dos Pinhais, onde é aguardado o maior movimento”, destaca o gerente de operações da EPR Litoral Pioneiro, Fernando Milléo.
Fluxo com aumento de capacidade
Para agilizar a passagem dos motoristas na praça de São José dos Pinhais, tanto na ida quanto na volta, a EPR Litoral Pioneiro está realizando uma série de modificações em suas pistas, permitindo maior versatilidade e fluidez nos horários de pico. Dessa forma, a concessionária terá duas pistas automáticas exclusivas para quem possui TAG instalada no veículo. Também haverá mais uma pista para pagamento em dinheiro ou cartão em ambos os sentidos, conforme a necessidade e o movimento.
“Desde que assumimos a concessão, não tivemos problemas com filas nas praças administradas pela EPR Litoral Pioneiro. Contudo, essas medidas visam melhorar a experiência do usuário, principalmente nos horários de pico, quando há uma concentração de veículos”, explica Milléo.
Vale lembrar aos usuários que veículos com TAG instalada têm desconto de 5% na tarifa, independentemente da categoria. Usuários de veículos leves também possuem outra vantagem: o Desconto Usuário Frequente (DUF). Para cada passagem em uma praça da EPR Litoral Pioneiro, dentro do mesmo mês e no mesmo sentido, o motorista acumula favorecidos descontos progressivos que podem chegar até 75% na média após a trigésima passagem. Detalhes sobre o programa estão disponíveis no site www.eprlpioneiro.com.br.
Operações especiais foram programadas durante os horários de pico nas praças de pedágio. Se necessário, a venda do ticket será antecipada para os usuários que estiverem aguardando a passagem pelas cabines. Ao longo do feriado, não haverá programação de obras para evitar possíveis congestionamentos, sendo realizadas apenas atividades consideradas emergenciais.
Serviço
Para a comodidade dos usuários e agilidade em uma eventual ocorrência, a EPR Litoral Pioneiro recomenda que o número 0800 277 0153, telefone de emergência da concessionária disponível 24 horas, seja salvo nos celulares de motoristas e passageiros. Este número também funciona como WhatsApp da concessionária, proporcionando um atendimento ainda mais rápido.
Antes de pegar a estrada, certifique-se das condições das rodovias acessando um dos canais de informação da empresa por meio dos perfis da EPR Litoral Pioneiro nas redes sociais: @eprlitoralpioneiro (Instagram e Facebook) e pelo canal da concessionária no WhatsApp.
Nas praças de pedágio, aceitam-se as modalidades de pagamento com TAG que, além do desconto na tarifa, tem a facilidade de utilizar o pagamento eletrônico sem precisar parar nas cabines, e também pagamentos em cartão de débito, crédito ou espécie.