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Entrega de obras no Viaduto dos Padres abre ciclo de investimentos de mais de R$8 bilhões pela EPR Litoral Pioneiro

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A entrega de uma das primeiras obras em trechos críticos nos emblemáticos Viadutos dos Padres e do Caruru, no alto da Serra do Mar, no início desta semana pela EPR Litoral Pioneiro, é apenas um dos marcos de como a concessionária vai atuar e transformar um trecho de 605 quilômetros de estradas no Paraná. Os investimentos somam mais de R$ 8 bilhões em infraestrutura e segurança aos usuários nos próximos sete anos.

“O Viaduto dos Padres e o Viaduto Caruru fazem parte de uma rota estratégica e são extremamente importantes para a economia do Paraná e devem estar em condições adequadas de trafegabilidade. Por isso, foram os primeiros pontos a receber atenção da concessionária nesta primeira fase de Trabalhos Iniciais, que contempla  requalificação das rodovias”, comenta o diretor executivo da EPR Litoral Pioneiro, Roberto Longman.

Em 10 dias, a concessionária realizou a troca do pavimento nos dois viadutos, que estavam em estado crítico.

A EPR Litoral Pioneiro também revitalizou a área de escape localizada no km 37 da BR 277. Com a nova sinalização e manutenção ao entorno, o motorista que precisar daquele dispositivo agora será melhor assistido em situações emergenciais. Ao longo da BR 277 também foram concluídos os trabalhos de ‘tapa-buraco’ em todo o trecho.

“É importante frisar que nestes primeiros 12 meses executaremos a fase de Trabalhos Iniciais, que contempla a requalificação das rodovias, em especial do pavimento, sinalização, roçada e drenagem, deixando-as em condições adequadas de segurança e conforto para os motoristas. A partir do segundo ano iniciam obras de recuperação e intervenções mais profundas e a partir do terceiro ano iniciam as entregas das ampliações e melhorias do sistema rodoviário como obras de duplicação e construção de terceiras faixas”, explica Longman.

 

Cronograma de muitas obras nos próximos anos

O início da operação da concessionária EPR Litoral Pioneiro nas rodovias do Lote 2 representa a retomada de investimentos após dois anos e quatro meses sem concessão. Entre os R$ 8 bilhões de investimentos, R$ 1,3 bilhões serão destinados para a recuperação das rodovias e os outros R$ 6,7 bilhões para ampliações e melhorias.

Logo nos primeiros 7 anos de contrato serão entregues 350 quilômetros de duplicação em todo o trecho, além de 130 dispositivos de interconexão, para acessos e retornos nas rodovias com padrão internacional de segurança. Destaque para a região de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, onde serão 70 quilômetros de rodovias duplicadas já no terceiro ano da concessão. Junto com a duplicação, as rodovias recebem também estrutura completa com vias marginais, ciclovias e passarelas em vários trechos urbanos.

Um dos maiores projetos da concessão é a instalação de 138 quilômetros de terceiras faixas na BR 277 entre Curitiba e Paranaguá, bem como a duplicação da PR 407 que leva a Pontal do Paraná. O trecho mais crítico da serra do mar também receberá investimento em iluminação num trecho de 30 quilômetros e mais uma área de escape.

Adicionalmente será implantado até o terceiro ano o Wifi e o monitoramento por câmera em 100% dos 605 quilômetros da concessão, oferecendo ainda mais segurança aos usuários.

 

Norte Pioneiro

O município de Jacarezinho e região é quem receberá mais obras e melhorias nos primeiros anos de concessão, com projetos a serem  concluídos até o terceiro ano. Serão realizados nesta região importantes obras como:

  • Duplicação:
    • de 51 quilômetros da BR-153, entre o km 1 e o km 52, entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
    • de 18 quilômetros na BR-369 entre o km 04 e o km 22, entre Jacarezinho e Cambará.
  • Implantação de vias marginais na BR-153, nos trechos urbanos de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.

 

  • Construção de 23 dispositivos de interconexão na BR-153 e BR-369, que irá melhorar a conexão entre a rodovia, demais estradas e as cidades.

 

  • Instalação de 10 passarelas na BR-153 e BR-369, sendo 8 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.

 

Investimentos EPR Litoral Pioneiro

●      350 km de duplicação

●      138 km de faixas adicionais

●      73 km de vias marginais

●      73 km de ciclovias

●      130 dispositivos de interconexão

●      52 passarelas

Atenção

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