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Em 100 dias de operação EPR Litoral Pioneiro investe R$ 124,3 milhões em infraestrutura

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Em 100 dias de operação EPR Litoral Pioneiro investe R$ 124,3 milhões em infraestrutura

Concessionária atendeu a quase 16 mil ocorrências nos primeiros 100 dias de operação. Em 351 acidentes, as pessoas precisaram do indispensável apoio das equipes médicas de resgate 

 

Depois de mais de dois anos sem investimentos relevantes, as rodovias que ligam Curitiba ao Litoral e os Campos Gerais ao Norte Pioneiro voltaram a receber aportes financeiros com o início do novo contrato de concessão rodoviária. Nos primeiros 100 dias de concessão, a EPR Litoral Pioneiro já investiu R$ 124,3 milhões em obras, melhorias e manutenção. Isso corresponde a mais de um R$ 1 milhão investidos na segurança e conforto dos usuários.

“Ainda há muito trabalho a ser feito, mas não podemos deixar de destacar a importância dos serviços emergenciais e essenciais que executamos nestes primeiros 100 dias. O trabalho inicial já começa a trazer reflexos positivos para os nossos usuários”, afirma o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.

Nesses 100 dias, 20 passarelas foram totalmente recuperadas, ganharam nova iluminação, pintura e recuperação das estruturas danificadas e corroídas por falta de manutenção nos últimos anos. Ao todo, foram 119 luminárias revitalizadas, com substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, que proporcionam melhor visibilidade e maior segurança aos pedestres, possuem maior vida útil e reduzem em 50% no consumo de energia.

“Além de o cidadão ter mais segurança na travessia, os motoristas que circulam por essas regiões ficam menos aflitos, pois sabem que agora as pessoas voltarão a usar as passarelas e não mais se arriscarão ao fazer a travessia fora das estruturas, evitando possíveis atropelamentos”, avalia Moreira.

Após estudos geológicos e climáticos, a Concessionária iniciou o projeto definitivo para a contenção das encostas no km 40 da BR-277, no trecho da Serra do Mar, sentido Paranaguá. As obras devem ser concluídas no início de julho e incluem concretagem da encosta, a inserção de grampos para segurar as rochas e a construção de dispositivos de drenagem para evitar que a água infiltre no solo.

Para recuperar os 605 km da concessão, a Concessionária tapou quase sete mil buracos, aplicou asfalto novo em 40 quilômetros de faixas e reinstalou cinco mil metros de defensas metálicas. “Estrada boa é estrada sem buracos! Tapamos em três meses o acúmulo de mais de dois anos de deterioração do pavimento. Até o final do primeiro ano da concessão, a palavra ‘tapa-buraco’ será algo do passado, pois teremos estradas em condições ideais para o tráfego e com manutenção contínua”, garante o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro.

Nos primeiros 100 dias, a Concessionária também roçou cinco 5 mil quilômetros de margens das rodovias, retirando mais de 190 caminhões carregados de rejeitos vegetais e resíduos sólidos. Esse trabalho de limpeza garante aos motoristas a visibilidade de toda a sinalização vertical e devolve a drenagem aos bueiros, evitando aquaplanagem em dias de chuvas por excesso de água nas pistas.

Norte Pioneiro

A Concessionária finaliza nos próximos dias as obras de revitalização do pavimento e da sinalização sobre a Ponte do Rio Ubá, na BR-153, antiga reivindicação dos moradores de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. As lombadas físicas existentes no local serão removidas e dispositivos eletrônicos de monitoramento de velocidade serão instalados para garantir a segurança de todos os usuários do trecho.

Operação 

Desde o dia 28 de fevereiro, as praças de pedágio ativas não registraram filas ou demora no atendimento, cumprindo todas as prerrogativas de tempo previstas no contrato de concessão. Isso se deve à aplicação de estratégias de atendimento focadas na satisfação dos usuários, que contemplam novas formas de pagamento automatizado e o treinamento e formação de uma equipe de atendentes ágil e com foco na experiência do cliente.

Dentro da operação rodoviária, o principal ganho foi o atendimento 24h realizado nas estradas. Em 100 dias, quase 16 mil ocorrências foram registradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Dessas, 6,4 mil motoristas receberam o apoio da Concessionária pane veicular durante a viagem. Outros 1.600 usuários precisaram de guincho para a remoção de seus veículos e as equipes médicas de resgate realizaram 391 atendimentos.

Os sistemas automáticos de cobrança implantados pela Concessionária já representam 65% do total de pagamentos efetuados em 100 dias. A Concessionária inovou e lançou uma calculadora online de fácil manuseio, disponível no site www.eprlpioneiro.com.br, para que os motoristas possam calcular o desconto progressivo oferecido pelo Desconto para Usuários Frequente (DUF), o que tem ajudado a aumentar o uso das tags automáticas para o pagamento das tarifas.

“São números expressivos, que mostram o impacto do nosso trabalho nas vidas das pessoas que circulam pelas estradas concessionadas. Em pouco tempo de trabalho, centenas de pessoas puderam receber o apoio que antes não tinham. Quem passa por uma situação de risco na estrada sabe o quanto esse atendimento é primordial e faz total diferença, principalmente quando se trata de acidentes”, explica Marcos Moreira.

Transparência 

A EPR Litoral Pioneiro também abriu vários canais de diálogo com os usuários das rodovias e a sociedade em geral. Foram criados perfis nas redes sociais X, Instagram e Facebook, além de um canal no WhatsApp para a transmissão de informações em tempo real e o site institucional da Concessionária, onde os usuários encontram todas as informações sobre as condições de tráfego nas estradas. Para situações de emergência nas estradas, a Concessionária também mantém o serviço de atendimento pelo 0800 277 0153.

Em números 

  • Quase 7 mil buracos tapados;
  • Aplicação de 40 quilômetros de faixa asfáltica;
  • Realização de reparo profundo em 3 quilômetros;
  • Remoção 192 caminhões de resíduos às margens das estradas
  • Roçada de 5 mil quilômetros;
  • Manutenção e implantação de 6 mil metros de defensas metálicas;
  • Reforço em 103 quilômetros de sinalização horizontal e instalação de 400 dispositivos de sinalização vertical;
  • Limpeza de 33 dispositivos das rodovias;
  • 15,7 mil ocorrências atendidas, sendo 6,4 mil panes, 2,5 questões operacionais;
  • Atendimentos a 2 mil situações, entre elas 391 atendimentos com ambulâncias, 33 combates a incêndio e 1661 acionamentos de guincho.